HOUS3

Caixas Singulares

O projeto procura narrar a história familiar daqueles que li vão viver e do local onde se insere. O projeto resolve-se com dois volumes que se sobrepõe:

O VOLUME SUPERIOR
Singular e suspenso, prolonga-se e bloqueia as vistas da rua. Marca-se a entrada pela imaginada porta inexistente, atrai-nos atenção e conduz-nos a um pátio íntimo aberto ao céu, espaço surpreendente e íntimo filtra e afasta-nos do mundo. Uma pausa, um tempo, um ritmo mais lento antes de entrarmos!
Neste volume, distribuímos os espaços privados: quarto principal com instalação sanitária e quarto de vestir + dois quartos serviços por uma instalação sanitária, focados as vistas a sul e a ponte, sobre o horizonte longínquo da serra do Sameiro.

O VOLUME INFERIOR
Este espaço térreo abre-se ao jardim murado. As áreas públicas da habitação: sala, cozinha, serviços, são aqui distribuídas de forma continua, lingam-se através da grande plataforma criada, este plano horizontal torna num só a entrada da casa, todos o seu espaço interior e a piscina. E num pequeno e simples espaço, é convertida em um grande e aberta, onde, com quase nada tudo é possível.
Um grande jardim é criado em torno deste espaço aberto que transmitirá a escala certa à habitação.

Duas caixas de milagres…

Categoria

Funções

Área do projeto

Estado

Equipa

Parceiros

Voltar para todos os projectos